bondfaro

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

buscapé

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Funcionamento


.

Ainda que existem relógios de areia de três ou mais níveis, e relógios de areia compostos, aqui só se alude ao relógio de areia comum de dois níveis e seu funcionamento é como se descreve a seguir:

Ao início, o bulbo inferior permanece estático carregado de areia, enquanto o superior permanece vazio; nesse momento não está em uso o relógio. Quando se voltea o relógio de tal forma que o bulbo que contém areia fique acima, se inicia a conta do tempo requerido e a areia começa a fluir para o bulbo inferior vazio por acção da gravidade.

A superfície superior da areia do bulbo pode ficar de início horizontal, ou bem em um plano oblicuo (isto é, inclinado), o qual carece de relevancia, já que em qualquer caso o tempo que demora em passar toda a areia é aproximadamente o mesmo. Na ilustração observa-se que a areia ficou carregada ligeiramente do lado direito.

Durante o transcurso de tempo que a areia flui do recipiente superior ao inferior, se realiza a actividade desejada, e ao ver a quantidade de areia que tem fluído no interior do relógio, se tem uma ideia aproximada de quanto tempo falta para terminar, e quanto tem decorrido, ou se já se terminou o tempo, o qual constitui o principal propósito do mecanismo, ou simplesmente se lhe contempla por entretenimento, em cujo caso se adverte que no receptáculo inferior se vai formando um pequeno montão de areia e no superior um oco na mesma, enquanto flui uma fina capa de areia de forma cilíndrica para a parte inferior, tal como se mostra na ilustração.

Uma vez que tem passado toda a areia de um bulbo a outro, termina a medición do tempo requerido e pode se observar que têm baixo alguns gránulos na parte superior e uma pequena montanha de areia na parte inferior, que se desvanece ao mais leve movimento. Dada a simetría do relógio de areia, se deseja-se, dá-se-lhe voltada uma vez mais, e a areia volta a fluir como dantes para medir outro lapso de tempo como o anterior, ou bem se posterga esta operação a outro momento conveniente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário